Anais do Encontro Regional Nordeste da ABRAPSO
VOL. VIII, 2022
PSICOLOGIA SOCIAL E PRÁXIS INTERSECCIONAL: DESAFIOS FRENTE À TAREFA DE RECONSTRUÇÃO POLÍTICA DO PAÍS
ISSN 2965-226X
PSICOLOGIA SOCIAL E PRÁXIS INTERSECCIONAL: DESAFIOS FRENTE À TAREFA DE RECONSTRUÇÃO POLÍTICA DO PAÍS
ISSN 2965-226X
Esta publicação eletrônica do documento de Anais do Encontro Regional Nordeste da ABRAPSO é fruto da realização do VII Encontro Regional Nordeste da ABRAPSO, realizado de forma remota em 2021.
Em novembro de 2019, na Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP), foi realizado o XX Encontro Nacional da ABRAPSO (XX ENABRAPSO). Meses antes da pandemia de COVID-19, que disparou o isolamento social a partir de março de 2020. Nossa expectativa, enquanto nova diretoria da Vice-Presidência Regional Nordeste da ABRAPSO, era a realização de um encontro presencial, na cidade de Salvador, Bahia. Diretoria Regional nova, com seus núcleos em fase de reestruturação ou composição, não seria tarefa das mais fáceis.
E veio a pandemia! Aliada às tensões e recrudescimento do fascismo governamental, quadro difícil...
Como outras Regionais, nos organizamos pelo virtual. Aproveitamos as potencialidades desse novo espaço com reuniões remotas, lives, trocas na web.
E novas articulações!
Com os encontros virtuais, foi possível entrar em contato, conhecer companheiras/os de diferentes núcleos da ABRAPSO pelo Nordeste. Tradicionalmente, a organização dos encontros conta com o protagonismo (na verdade, a centralização) daquelas/es que sediarão o evento. Nesse caso, a organização foi horizontal, compartilhada com colegas de Alagoas, Sergipe, Ceará, além da Bahia. Trabalhamos em conjunto na proposta do Encontro, em seu formato, seus objetivos.
Um grupo novo, militante, integrado e articulado em torno dos núcleos do Nordeste e da Regional. Composto por docentes, estudantes, profissionais engajadas/os, que pautaram temas referentes aos movimentos sociais: à luta antirracista, antifascista; ao pensamento decolonial e interseccional; às lutas feministas e LGBTQIA+; à luta de classes.
E aconteceu! Virtual, pela rede. Como outros Regionais nesse período, seguimos essa via possível em tempos de pandemia. Com dor pela falta dos encontros ao vivo, em carne e osso, tão saborosos, nos corredores, na cidade, nos botecos. Não dá para mentir: faltou gente perto, abraços, corpos que sempre temperaram a política da Associação...
O encontro foi potente! Seguiu tendência do último Encontro Nordeste, em Aracaju 2019, e do XX ENABRAPSO de 2019. Com cerca de 300 inscritos, em 2021 tivemos considerável participação de lideranças de movimentos sociais, de militantes, psicólogas/os e outras/os profissionais. Procuramos estabelecer estrutura horizontal, com rodas gigantes e rodas de conversa, quebrando o formato tradicional das mesas redondas e simpósios.
Ficou a marca do VII ABRAPSO-NE. Como saldo do Encontro, mais pessoas, mais núcleos e núcleos mais organizados na Regional, maior participação da Regional Nordeste na ABRAPSO Nacional, mais proximidade com os movimentos sociais. Enfim, em meio a tempos difíceis, avanços.
Este Anais traz a proposta do Encontro, a descrição de suas atividades, seus eixos, as participações e publicações. Tudo detalhado e com a preocupação de que o material aqui produzido seja de fácil leitura e entendimento, mesmo para um público não acadêmico. Essa preocupação marcou toda nossa organização, e está presente no que segue.
Quanto às contribuições acadêmicas, destaque para novas/os autoras/os, e autoras/es novas/os. Novas/os personagens: definidamente antirracistas, decoloniais, feministas, antifascistas. Acadêmicas/os e militantes, compondo aquilo que a ABRAPSO é desde sua fundação: associação científica e movimento social, de maneira íntegra. Pensamento e ação.
Definitivamente, um encontro! No sentido político do termo. Encontro de agentes, militantes, de gente: um encontro potente em tempos difíceis e remotos! Com frutos fartos, com heranças para os próximos, que esperamos agora com presenças e cheiros, nas salas e corredores de onde for, no calor daqui do Nordeste!
Salvador, dezembro de 2021.
Vice-Presidência Regional Nordeste - 2020-2021
O VII Encontro Regional Nordeste da ABRAPSO, ocorrido em 2021, aconteceu de forma totalmente remota devido ao contexto da pandemia de COVID-19, iniciada em 2020. Apesar de realizado online, a proposta do encontro era que o mesmo fosse um espaço de trocas tão potente quanto os tradicionais eventos presenciais da ABRAPSO.
Nosso encontro teve as seguintes atividades:
Abertura e Conferência Magna
Rodas Gigantes
Rodas de Conversa
Minicursos
Reunião dos Núcleos da Regional Nordeste
Plenária Final (Assembleia Regional)
A mesa de abertura do evento contou com a presença de representantes (ver composição abaixo) da nossa Regional Nordeste ABRAPSO - Associação Brasileira de Psicologia Social -, da Diretoria Nacional da ABRAPSO, da Coordenação Nacional da ANPSINEP - Articulação Nacional de Psicólogas/os Negras/os e Pesquisadoras/es - e do Conselho Regional de Psicologia da 3ª Região, representando o Sistema Conselhos em todo o Nordeste.
Após as falas iniciais, a mesa de abertura deu lugar à Conferência Magna, com o título do evento: Psicologia Social & luta antirracista: reflexões e estratégias ético-políticas a partir da interseccionalidade, um momento de preparação para as reflexões e debates que seriam desenvolvidos durante os dias seguintes.
As atividades foram transmitidas ao vivo pelo canal da ABRAPSO no Youtube, sendo as falas das conferencistas (ver composição abaixo), bem como a mesa de abertura, disponibilizadas na íntegra permanentemente pelo link: https://youtu.be/x2rRmjT4GX8.
As Rodas Gigantes são atividades da programação estruturadas pela comissão organizadora do encontro. Elas foram pensadas a partir de um desconforto com o modelo mais comum de mesas redondas; geralmente presentes em eventos acadêmicos: muitos participantes escutam algumas/alguns poucas/os expositoras/es convidadas/os.
Invertemos a “ordem das coisas” na Roda Gigante! O objetivo é promover ao máximo o diálogo em torno de um único tema por meio de uma reunião de muitas pessoas (participantes e convidadas/os). Para isso, a Roda Gigante começou com a palavra circulando entre as/os participantes, que contribuem oralmente da maneira mais conveniente: apresentando suas expectativas de reflexão sobre aquele tema, colocando perguntas às/aos convidadas/os, compartilhando relatos profissionais relativos ao tema etc. Foram levantados conteúdos variados, fornecendo material para as/os convidadas/os, que imediatamente a seguir expõem suas reflexões. Desse modo, a “apresentação” das/os convidadas/os já foi feita sob o impacto da escuta das/os participantes - gerando inflexões, adaptações, comentários, no conteúdo apresentado. Assim, houve um passo no diálogo, já começando a conversa sob provocações dos/as participantes. Após isso, a palavra retornou às/aos participantes para nesse momento contribuírem dialogando com o exposto pelas/os convidadas/os. O resultado esperado é um diálogo mais direto, dinâmico e horizontal.
Ocorre que, nem tudo são flores, né? Algumas dificuldades ocorrem nesse processo. Exemplo: dificuldade das/os convidadas/os articularem imediatamente, sem o tempo necessário, aspectos dispersos perante uma enorme diversidade de intenções. Apesar disso, e de outras dificuldades que podem ocorrer, apostamos que as Rodas continuam sendo a aposta mais viável até o momento para atividades promotoras de encontros cada vez mais significativos.
Rodas Gigantes em um evento online?
Considerando que em 2021 o Encontro foi online enfrentamos a questão de como operacionalizar as Rodas Gigantes em uma grande sala virtual.
Resolvemos apostar na mesma dinâmica e ordem das falas, sendo necessárias adaptações. Utilizarmos outras formas de interação para evitar muitos microfones abertos simultaneamente. Considerando que o Google Meet foi a plataforma digital onde ocorreu o evento, contamos com a possibilidade de utilizar a ferramenta Jam, também conhecida como quadro branco, para que nele todas/os as/os participantes possam contribuir simultaneamente na primeira rodada da dinâmica da atividade. No quadro branco podemos escrever, por exemplo: significantes associados ao tema da Roda, respostas para uma pergunta problematizadora etc. Outra opção utilizada foi a nuvem de palavras (do site Mentimeter), que dá retorno instantâneo sobre quantidade de respostas da audiência. Como complemento, a participação escrita no chat do Youtube foi incentivada. As/os mediadoras/es foram responsáveis por manejar um dos recursos escolhidos para esse momento inicial.
Aí, passamos para as contribuições das/os convidadas/os. Após suas falas, continuamos o diálogo mais livremente. O tempo de execução das Rodas Gigantes foi dividido assim:
Estrutura das Rodas Gigantes:
– 15 min iniciais para o público contribuir via ferramenta online;
– 20 min para cada convidada/o falar;
– 45 min finais para o diálogo. Neste último espaço, revezam a palavra o público e palestrantes.
O espaço das Rodas de Conversa é destinado para estudantes, profissionais, integrantes de movimentos sociais e outros sujeitos que desejam compartilhar experiências, pesquisas e reflexões sobre temáticas condizentes com os Eixos propostos. Puderam submeter seus trabalhos: estudantes, estagiárias/os, extensionistas, pesquisadoras/es, professoras/es, psicólogas/os e outras/os profissionais já graduadas/os, e demais atores sociais (independente de grau de escolaridade ou titulação) que queiram compartilhá-las.
Cada Roda de Conversa contou com, no mínimo, 1 monitor/a responsável por abrir a sala virtual e acompanhar o tempo de exposição dos trabalhos apresentados. Cada sala virtual também contou com 1 mediador/a da discussão, as/as quais foram indicadas/os pela Comissão Organizadora e Científica, em alguns casos sendo a/o própria/o monitor/a. Essa pessoa promoveu a circulação da palavra em torno das questões problematizadoras e outras que emergiram no grupo. Cada participante inscrita/o teve disponível o tempo máximo de 10 minutos para sua exposição.
Organizamos os trabalhos sobre temas correlatos para serem apresentados nas mesmas sessões de cada Eixo. Porém, dependendo da quantidade de trabalhos submetidos ao evento, alguns tiveram de ser alocados em eixos diferentes do indicado na submissão.
O evento contou também com breves sessões de lançamento de livros, correspondendo a uma fala de cerca de 10 minutos, do proponente do livro, no início das rodas gigantes. O objetivo foi dar visibilidade a produções reflexivas e críticas em psicologia social no Nordeste. Foram selecionadas obras a partir de pedidos de lançamento de livro realizados por e-mail após chamada pública no site do evento.
As/os participantes do encontro puderam participar de minicursos durante o encontro. Eles aconteceram na modalidade remota, com momentos síncronos e assíncronos.
Os minicursos aconteceram em três momentos. No primeiro, foi disponibilizado um vídeo de autoria da/o proponente, com duração de, no máximo, uma hora (1h), antecedendo a abertura do evento e possibilitando assim que as/os inscritas/os escolhessem o melhor dia e horário para assistirem. Ao final desse vídeo, a/o proponente apresentou proposta de trabalho que estimulou a criatividade das/os participantes. Essas atividades foram carregadas via pasta de arquivos compartilhados online.
Compreendemos que o desenvolvimento da proposta de trabalho teve uma carga horária flexível. No entanto, para atender a contabilização de tempo total do minicurso, estipulamos que essa atividade tomou até 2 horas de duração durante o Encontro.
No último momento, o grupo realizou encontro síncrono, em que inscritas/os e proponentes puderam interagir, conforme metodologia da/o facilitador/a, possibilitando a expressão das/os participantes e compartilhamento das experiências do minicurso. Esta atividade teve duração máxima de uma hora (1h).
Estrutura dos minicursos: Gratuito, metodologia síncrona, assíncrona e criativa. Carga Horária: 4h.
Seguindo o estatuto da ABRAPSO, foi garantido na programação um espaço de livre organização para representantes e/ou pessoas interessadas em participar de um Núcleo existente ou formar um novo Núcleo da ABRAPSO na Regional Nordeste. Para viabilizar a proposta, foi incluído na programação um link para uma sala virtual em que houve uma dupla da monitoria disponível para direcionar participantes da região à sala específica de cada Núcleo que desejasse se reunir ou orientar sobre como formar um novo Núcleo.
Após o período de reunião auto-organizativa dos Núcleos, a última atividade do VII Encontro Regional Nordeste da ABRAPSO foi a Assembleia Regional convocada previamente. Cabe à Assembleia, enquanto Plenária Final, apresentar as informações e tomar as deliberações pertinentes à Regional Nordeste no próximo período de gestão que acompanha a Diretoria Nacional. Por essa razão, a maior parte das discussões e decisões ocorridas durante o Encontro Regional serviram de base para a participação no XXI Encontro Nacional da ABRAPSO, ocorrido no final do mesmo ano.
CONVOCATÓRIA
Assembleia Geral da Regional da ABRAPSO - Convocatória.
Salvador, 07 de julho de 2021.
A Vice-Presidência Regional Nordeste da Associação Brasileira de Psicologia Social, conforme disposto em seu Estatuto, convoca suas associadas e seus associados para a Assembleia Geral que será realizada no dia 08 de agosto de 2021, das 16h10min às 17h40min, durante a Plenária Final do VII Encontro da Regional Nordeste da ABRAPSO, realizado de on-line no sítio www.abrapsonordeste.org , com a seguinte ordem do dia:
1. Informes da gestão 2020-2021;
2. Relatório financeiro do VII Encontro Regional Nordeste;
3. Informes dos Núcleos e formação de novos Núcleos;
4. Indicativo de nova gestão da Vice-Presidência Regional Nordeste 2022-2023;
5. Carta do VII Encontro Regional Nordeste;
6. Participação da Regional Nordeste junto às esferas nacionais de debate sobre a gestão
da Revista Psicologia & Sociedade.
Aguardamos vocês!
Samir Perez Mortada
Vice-Presidência Regional Nordeste
Comissão Organizadora do VII Encontro Regional Nordeste da ABRAPSO